<-> 02 de Julho 1421 - Artigo




VER MAIS ARTIGOS E REFLEXÕES DO DIA

Autor:: Cunhada Roberta Mendonça
Publicado em 05/01/2023 por EDMILSON JUNQUEIRA MENDONCA
Categoria: Saúde
+ artigos deste irmão

Benefícios do vinagre de maçã

Os principais benefícios do vinagre de maçã são:

1. Ajuda a emagrecer
O vinagre de maçã possui ácidos e compostos polifenólicos em sua composição que atuam dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, por isso, pode ajudar na perda de peso. Além disso, é constituído por pectina, que é uma fibra solúvel que preenche o estômago, promovendo a sensação de saciedade e diminuindo a fome.

O vinagre de maçã também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e favorece a sua eliminação do organismo. Saiba como usar o vinagre de maçã para emagrecer.

2. Ajuda a controlar a diabetes
Alguns estudos indicam que o vinagre de maçã poderia ajudar no controle da diabetes, isso porque é composto por fibras que podem atuar na diminuição da absorção de carboidratos e, consequentemente, ajudar no controle dos picos de glicemia após refeições.

Além disso, alguns estudos relatam que o vinagre de maçã poderia ainda melhorar a ação da insulina e reduzir a produção de glicose pelo fígado, o que também ajuda no controle da diabetes. No entanto, para que o vinagre de maçã tenha esse efeito, é importante que faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada, além de também ser importante que o tratamento indicado pelo médico seja realizado.

3. Melhora a digestão
O vinagre de maçã é rico em fibras e ácidos, como o ácido acético e clorogênico, que ajudam na digestão dos alimentos e, por isso, o vinagre de maçã poderia a ajudar a aliviar os sintomas de má-digestão, proteger o estômago, facilitar a digestão e diminuir a sensação de estômago pesado após as refeições, por exemplo.

4. Protege contra doenças cardiovasculares
Devido às propriedades antioxidante e anti-inflamatória, o vinagre de maçã é capaz de prevenir que aconteça o depósito de gordura nas paredes doa vasos e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo.

Além disso, esse vinagre pode também ajudar na redução do colesterol ruim, o LDL, e dos triglicerídeos, além de atuar no controle da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e infarto.

5. Protege o fígado
O vinagre de maçã é rico em ácidos, como o gálico, lático, málico e cítrico, que podem atuar diretamente no fígado e melhorar a sua atividade, além de também ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no fígado e, consequentemente, prevenir o desenvolvimento da esteatose hepática.

6. Reduz o desenvolvimento de fungos e bactérias
Alguns estudos científicos mostram que o vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas capaz de diminuir a proliferação de alguns microrganismos presentes naturalmente no organismo mas que podem causar infecção quando em grandes quantidades, como Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus, por exemplo, que estão relacionados com infecções urinárias, gastrointestinal e de pele.
Apesar disso, ainda são necessários mais estudos que comprovem o efeito antimicrobiano do vinagre de maçã, principalmente quando incluído em uma dieta saudável.

7. Retarda o envelhecimento
Os polifenóis presentes no vinagre de maçã possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação e, por isso, o vinagre de maçã melhora a qualidade da pele e ajuda a retardar o envelhecimento.

8. Combate a acne
O vinagre de maçã tem os ácidos acético, cítrico, lático e succínico na sua composição que têm ação antimicrobiana contra a bactéria Propionibacterium acnes, responsável por causar acne na pele.

No entanto, por conter muitos ácidos, o vinagre de maçã não deve ser aplicado puro na pele pois pode causar queimaduras. A melhor forma de usar o vinagre de maçã na pele é fazer uma solução com 1 colher do vinagre de maçã em 1 copo de água e aplicar no rosto.

No entanto, ao aplicar a solução do vinagre de maçã no rosto e tiver sensação de queimação na pele, lavar imediatamente o rosto com água e sabonete neutro e, neste caso, deve-se interromper o uso do vinagre de maçã na pele. A solução de vinagre de maçã não deve ser usada em peles sensíveis e em machucados ou feridas abertas.

9. Trata o refluxo gastroesofágico
Apesar de ser rico em ácidos, acredita-se que o vinagre de maçã possa ajudar a regular a produção de ácido pelo estômago, atuando no alívio dos sintomas de refluxo gastroesofágico, como azia, sensação de queimação e sensação de peso no estômago.

No entanto, apesar do seu uso popular para refluxo, ainda não existem evidência científicas que indiquem esse efeito, existindo apenas uma tese de mestrado que defende que o uso de vinagre de maçã por 15 pessoas foi capaz de aliviar os sintomas de refluxo.

É importante que não a quantidade considerada segura seja respeitada, que é de 1 colher de chá de vinagre diluída em água, isso porque o consumo de quantidades superiores pode fazer com que exista o efeito reverso, aumentando o risco de danos à mucosa do esôfago e estômago.

No entanto, apesar do seu uso popular para refluxo, ainda não existem evidência científicas que indiquem esse efeito, existindo apenas uma tese de mestrado que defende que o uso de vinagre de maçã por 15 pessoas foi capaz de aliviar os sintomas de refluxo.
É importante que não a quantidade considerada segura seja respeitada, que é de 1 colher de chá de vinagre diluída em água, isso porque o consumo de quantidades superiores pode fazer com que exista o efeito reverso, aumentando o risco de danos à mucosa do esôfago e estômago.

Como fazer o vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser feito em casa utilizando apenas maçãs e um pouco de água, sendo, portanto, o mais natural possível.

É recomendado, de início, usar 2 maçãs grandes, que devem ser lavadas, descascadas e terem suas sementes retiradas para que possam ser cortadas em pedacinhos. Depois deve-se seguir os seguintes passos:

Colocar as maçãs picadas no liquidificador e acrescentar um pouco de água para evitar que apodreçam. A quantidade de água varia de acordo com a quantidade de maçã utilizada, sendo normalmente recomendado acrescentar água até que pelo menos metade das maçãs esteja coberta;
Bater no liquidificador até que as maçãs estejam completamente trituradas;
Colocar em uma garrafa de vidro, tampar e deixar longe do sol em temperatura ambiente (de preferência entre 18 e 30ºC) por 4 a 6 semanas. É importante encher só a metade da garrafa para que a fermentação possa acontecer sem qualquer problema;
Depois desse tempo, colocar em um recipiente largo tipo tupperware de vidro e sem tampa, cobrir com um pano limpo e deixar ao sol por cerca de 3 dias.
Depois de ficar no sol, o vinagre de maçã deve ser filtrado e colocado em uma garrafa de vidro escura, já podendo ser utilizada.

Possíveis efeitos colaterais
O vinagre de maçã quando consumido em grandes quantidades e por período de tempo prolongado pode causar efeitos colaterais como náuseas e vômitos, queimadura na garganta, dificuldade de digestão, redução da quantidade de potássio no sangue, perda óssea e osteoporose, além de danificar o esmalte dos dentes.

Quem não deve usar
O vinagre de maçã não deve ser consumido por quem tem alergia ao vinagre de maçã ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.

Fonte: Postagem WhatsApp


|(62) 98400-1233

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em União!"

© Maçonaria Online | Todos os direitos reservados

Maçonaria Online - Início

Entre em contato conosco!